O que são fintechs?

Soluevo Soluções em Software
Soluevo
Published in
3 min readJun 26, 2020

--

As fintechs são empresas que redesenham a área de serviços financeiros com processos inteiramente baseados em tecnologia. Muita gente já usa os serviços dessas empresas, mas sem saber essencialmente o que significa fintech.

A própria palavra fintech já entrega sua essência: é a junção das palavras financial (financeiro) e technology (tecnologia).

Mas esses serviços inovadores não se resumem a bancos digitais. Apesar de estarem sob um mesmo nome, essas empresas podem oferecer produtos e serviços diferentes entre si.

Veja algumas possíveis áreas de atuação que uma fintech pode ter

  • Fintechs de pagamento;
  • Fintechs de crédito ou empréstimo;
  • Fintechs de crowdfunding;
  • Fintechs de Bitcoins;
  • Fintechs de controle financeiro;
  • Fintechs de investimento.

O setor financeiro está vivendo uma reinvenção em seu modelo de negócios. E isso se deve muito ao conceito do que é uma fintech. Hoje em dia, tudo pode ser resolvido pela internet, de pagamentos a transferências, passando por empréstimos bancários e também investimentos.

Fintechs são confiáveis?

No início dos anos 2000, quando o internet banking passou a ser uma alternativa às filas de banco, muita gente ficou desconfiada. Após mais de uma década, atualmente, incomum é esperar boletos serem enviados pelo correio para, então, fazer o pagamento na agência bancária, perdendo horas em filas e guardando recibos de papel.

Perceba que esse estranhamento inicial é natural, até porque quem nunca teve medo do desconhecido pelo menos uma vez na vida?

É preciso entender que o mercado financeiro está em constante evolução e os órgãos reguladores estão de olho nessas mudanças.

Há, inclusive, novas concessões, como a decisão do CMN de permitir as fintechs de concederem empréstimos sem a intermediação de bancos — o que poderá significar crédito muito mais barato ao consumidor.

Regulamentações como essa apenas comprovam que as fintechs já são uma realidade no Brasil e no mundo e, mais do que isso, que têm conseguido transformar o modo como cuidamos do dinheiro, de maneira mais dinâmica, mas também muito segura.

Nesse contexto, o mais importante para encontrar e utilizar serviços/produtos de fintechs confiáveis é estudar bastante a proposta da empresa e fazer uma pesquisa para ver se ela está devidamente registrada nos principais órgãos reguladores

Quais as vantagens de uma Fintech?

Ao contrário de muitos bancos tradicionais, as fintechs trabalham para facilitar a vida das pessoas, fazendo com que elas consigam resolver problemas e utilizar serviços com rapidez e segurança. Essa postura inovadora explica porque essas empresas cresceram mais de 350% entre agosto de 2015 e maio de 2017.

Enquanto um banco tradicional exige a presença do cliente na hora de abrir uma conta, com as fintechs o processo é bem mais prático. Hoje, é possível abrir uma conta de investimentos sem precisar sair de casa, bastando preencher os dados principais, como CPF e identidade.

Confira alguns dos benefícios que ilustram bem o que é fintech:

  • Tecnologia: é possível resolver quase tudo online sem abrir mão da segurança.
  • Agilidade: menos burocracia.
  • Novidade: serviços que inovam o setor e trazem novas soluções.
  • Preço justo: costumam oferecer serviços com preços mais baixos, sem abrir mão da qualidade

--

--

Soluevo Soluções em Software
Soluevo

Somos um time de desenvolvedores e designers em constante busca da solução mais eficaz para sua empresa. Explanamos aqui curiosidades e nosso método.